Torção Testicular

      A torção testicular pode ser caracterizada até como emergência, pois seu diagnóstico e tratamento devem ser realizados em até 24 horas do início da dor.

             O quadro clínico se apresenta como uma forte dor escrotal/testicular em um dos lados apenas, de início súbito e sem alívio a qualquer posição. É comum os pacientes alegarem “acordar no meio do sono devido a dor”.

       O termo torção denota o fato de o testículo, por algum problema congênito geralmente, funcionar como um “pêndulo” e torcer ao redor do próprio eixo 180 ou até 360 graus. Os vasos (artérias e veias), se comunicam do abdome até o testículo pelo funículo espermático, local que pode torcer e impedir o fluxo de sangue até o órgão, levando à isquemia e posterior necrose.

        Por ser uma doença de início subido e evolução rápida, é sempre importante procurar uma emergência que possua urologista de sobreaviso ou uma clínica urológica, a fim de fazer o diagnóstico e tratamento rápido.

          O diagnóstico é feito pelo exame médico e ecografia. E o tratamento é cirúrgico. Em até 24 horas, há relato na literatura médica sobre recuperação da torção e preservação dos testículos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *