HPV (Papiloma Vírus Humano)

          O HPV, sigla em inglês do Papiloma Vírus Humano, é responsável por doenças de pele e mucosas. A principal forma dessa infecção é a “verruga”. Pode ser transmitido de várias formas pelo contato, especialmente sexual. Há vários tipos de HPV, alguns mais propensos a infectarem o corpo e outros a região genital.

       Ele se apresenta em forma de verrugas tanto no homem como na mulher. No homem, basicamente causa essas lesões que dificultam a higiene e comprometem a estética. Raramente participam na formação do câncer de pênis.


     Na mulher, torna-se mais perigoso. Além de causar verrugas, causa lesões imperceptíveis a olho nu que podem evoluir para o câncer de colo uterino e óbito. A única forma de prevenir é pela visita regular ao ginecologista (anualmente no mínimo) e coletar o exame de “Papanicolau”.

        O papel do urologista é o tratamento tópico das lesões e prevenção do ciclo de transmissão nos homens, utilizando-se da vacina. Em homens, mostrou-se mais eficiente até os 27 anos e nas mulheres durante toda a “idade fértil”;

        Hoje está disponível a tetravalente (contra 4 tipos de HPV) e está em estudo a heptavalente (7 tipos). Pode ser encontrada em centros de vacinas (privados) ou é disponibilizada para meninos e meninas entre 9-11 anos de idade, na rede pública de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *