Cálculo Renal

• O que é?

Os cálculos (pedras) são massas duras que se formam no trato urinário e podem provocar dor, hemorragia ou infecção ou bloqueio do fluxo da urina.

• Quais são os sintomas?

Cólica renal é uma dor de início súbito que está localizado na região lombar do lado afetado, e pode irradiar para o abdômen, virilha e testículo ou vulva. Pode ser acompanhada de sudorese, palidez, náuseas e vômitos. Se você estiver perto da bexiga, o paciente pode ter um desejo constante de urinar e coceira intensa.

• Quando tratar?

Cálculos renais localizados na pelve renal ou nos grupos caliciais médio e superior maiores do que 6 milímetros devem ser tratados. Quando não tratados, podem migrar para o ureter, causar entupimento e consequente dilatação das vias urinárias e cólica renal. Em situações mais graves, o paciente pode ter infecções do trato urinário, infecção generalizada através do sangue e até risco de vida.

• Terapia Expulsiva Medicamentosa (TEM):

Baseia-se no uso de relaxantes da musculatura ureteral a fim de reduzir a peristalse e aumentar o calibre funcional do ureter, facilitando a eliminação de cálculos ureterais menores que 8mm.

• Estratégias para eliminação de cálculos:

Tomar muitos líquidos ou receber grandes quantidades de líquidos por via intravenosa tem sido recomendado para ajudar na eliminação dos cálculos, mas não está claro se esta abordagem é útil. Assim que o cálculo é eliminado, nenhum outro tratamento imediato é necessário.

• Procedimentos minimamente invasivos:

Há situações em que a pedra fica maior do que o canal da uretra e deve ser retirada cirurgicamente ou ainda por meio de tratamentos minimamente invasivos como a Litotripsia, que visa reduzir o tamanho dos cálculos por meio de esmagamento ou trituração, por laser ou ondas de choque. Procedimentos minimamente invasivos garantem recuperação mais rápida e menos dor no pós operatório.