Você já foi ao urologista?

– 51% dos homens nunca foram ao urologista –

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 51% dos homens nunca passaram por consulta com um urologista. Essa realidade preocupa a comunidade médica que faz um alerta em relação ao câncer de próstata, o segundo mais mortal entre os homens.

Os exames preventivos do Câncer de Próstata, como o de toque, são cercados de preconceitos. Além de não ter sintomas, a doença em seu estágio inicial tem um alto índice de cura. Por isso, o diagnóstico precoce pode, de fato, salvar vidas.

Uma vez que, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) – em média, 42 homens morrem, por dia, em decorrência da doença e cerca de 3 milhões vivem com ela no mundo. Estima-se que 1 a cada 6 homens irão sofrer com o problema. A cada 7,6 minutos, um caso é diagnosticado e, a cada 40 minutos, há um óbito por câncer de próstata.

Se eventualmente diagnosticado precocemente, o câncer de próstata deve ser tratado agressivamente, seja por extração cirúrgica, hoje realizada por robótica com poucas ou sem sequelas, ou radioterapia por várias modalidades. O exame anual é única maneira eficiente para diagnosticar o câncer de próstata precocemente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *